Americanas S.A.
Americanas S.A. está com vaga(s) de emprego para Analista De Riscos E Controles Pleno | Compliance – Rio De Janeiro em Rio de Janeiro
Cargo:
Analista de Riscos e Controles Pleno | Compliance – Rio de Janeiro
Requisitos:
Conhecendo um pouco mais sobre a Americanas S.A.:
A Americanas S.A. é resultado da fusão entre as Lojas Americanas e a B2W, e nosso propósito é somar o que o mundo tem de bom para melhorar a vida das pessoas. Somos muito mais do que uma empresa de varejo: uma plataforma de inovação tecnológica com infinitas possibilidades - físicas e digitais - que tem as pessoas no centro de tudo!
Dona das maiores e mais queridas marcas da Internet (Americanas.com, Submarino, Shoptime), com uma operação de marketplace, logística e fintech unidas, mais de 1700 mil lojas físicas em todo Brasil, somos líderes na América Latina!
Informações sobre a área e os desafios:
A área é responsável pelo gerenciamento de riscos e de controles internos de forma centralizada e em parceria com as demais áreas que são responsáveis pelos riscos mapeados e pelos controles internos nas atividades-chave ao longo da Cadeia de Valor. Nós mapeamos processos e identificamos riscos sob diferentes óticas: Estratégia, Operacional, Conformidade e Reputação, além de diversos outros fatores como impactos ESG, riscos de fraude e atributos de sistemas, dados e tecnologia. Nosso trabalho consiste na avaliação periódica de processos e controles, garantindo que as transações estão corretamente registradas, íntegras e ajudando os times a identificar oportunidades para reduzir perdas, blindar os processos e sistemas contra fraudes ou mesmo auxiliar a Alta Gestão na priorização de temas estratégicos para o negócio com a visão do gerenciamento de riscos.
Nesse time, você terá a oportunidade de:
- Mapear processos das áreas de negócio, identificando e avaliando riscos nas atividades e sistemas;
- Avaliar impactos estratégicos, operacionais, de conformidade e reputacionais dos riscos, bem como suas causas, responsáveis, contas contábeis relacionadas e materialidade;
- Elaborar as narrativas dos processos mapeados, detalhando as atividades e os controles relacionados aos riscos identificados;
- Registrar as informações provenientes dos mapeamentos na Matriz de Risco e na ferramenta de gestão de riscos e controles internas da área;
- Identificar, especificar e propor novos indicadores relacionados aos riscos e controles para viabilizar a gestão contínua de riscos e controles;
- Realizar processos de walkthrough com base nas narrativas dos processos e avaliar os controles quanto ao seu desenho (teste de design de controle);
- Identificar oportunidades de melhorias e deficiências nos processos e controles mapeados, elaborando e acompanhando planos de ação para tratativa das deficiências e de ações para mitigação de riscos e vulnerabilidades;
- Gerar relatórios com resultado dos mapeamentos, avaliações e acompanhamento dos planos de ação e dos indicadores-chave de riscos e controles;
- Dar suporte às áreas de negócio no atendimento de demandas externas, elaboração de normativos e na melhoria contínua de processos.
O que esperamos de você para essa vaga:
- Graduação Completa;
- Conhecimento em gestão de riscos (ISO31000);
- Conhecimento em gestão de controles internos (COSOII e COSOIII) e de requisitos regulatórios voltados para gestão de riscos (SOX ou diretrizes regulatórias semelhantes de outros países);
- Ter atuado com entrevistas de mapeamento de processos, elaboração de fluxogramas (BPMN), procedimentos e narrativas;
- Conhecimento em normas contábeis, como IFRS;
- Ter atuado com mapeamento, identificação e avaliação de riscos e/ou atividades de detalhamento e avaliação de controles internos;
- Ter atuado em empresas de auditoria/consultoria externa e preferencialmente em funções internas de segunda e terceira linha (Auditoria Interna, Compliance, Riscos, Controles Internos, Controladoria).
Será um diferencial, caso você conheça:
- Conhecimento avançado em excel, power BI e/ou outras ferramentas de análise de dados;
- Conhecimento sobre funcionamento de ERPs (SAP, Oracle) e prevenção de fraudes.
Local de Trabalho:
Rio de Janeiro
Diversidade e inclusão:
A Americanas S.A. acredita que diferentes perspectivas enriquecem o ambiente de trabalho. Por isso, temos o objetivo de promover um lugar cada vez mais diverso, inclusivo e acolhedor. Estamos construindo a cada dia uma cultura com base no respeito e valorização das diferenças, encorajando as pessoas a serem quem elas são, independente de gênero, etnia, raça, orientação sexual, religião ou deficiência. Nós acreditamos na integração das diversas culturas e tradições do Brasil, e queremos refletir a riqueza e a pluralidade do nosso país. Todas as nossas oportunidades são trabalhadas com base nesse princípio.
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Salário:
A combinar
Benefícios:
Não foi informado